A Odebrecht está de volta ao mercado angolano com contrato de construção de ferrovia no valor de 1,2 bilhões de dólares.
A Odebrecht, em parceria com a Bento Pedroso Construções, está de volta ao mercado angolano para a construção de 260 quilômetros da ferrovia Luena-Saurimo do Caminho de Ferro de Benguela.
O contrato, no valor de 1,2 bilhões de dólares (R$ 5,92 bilhões), foi autorizado pelo presidente João Lourenço.
A obra tem como objetivo melhorar o transporte ferroviário em Angola, que transporta mercadorias e atende milhares passageiros. Segundo o presidente, a ferrovia é essencial para “dinamizar o projeto Planagrão, cujo objetivo é impulsionar as indústrias e seus derivados com foco nas províncias da lunda Norte, Lunda Sul, Moxico e Cuando Cubango”.
A região onde será construída a ferrovia é altamente dependente dos meios de transporte para suprir as necessidades logísticas da mineração, e a obra irá proporcionar um meio de transporte seguro, confiável e competitivo.
Em 2021, a Odebrecht foi convidada para liderar a montagem da refinaria de Cabinda, com capacidade para produção de 60 mil barris por dia. Esse negócio marca o “regresso ao mercado angolano com uma nova marca, uma nova imagem e uma filosofia empresarial revigorada”, segundo o portal Expresso.