Ciro afirma que só apoiaria o PT ‘em outra encarnação’ durante carreata no Ceará

Ciro afirma que só apoiaria o PT ‘em outra encarnação’ durante carreata no Ceará

Candidato deu declaração durante carreata em Fortaleza, no Ceará.

O candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, descartou apoiar o PT num eventual segundo turno ao dizer que só o faria “outra encarnação”. A declaração do presidenciável foi dada durante uma carreata em Fortaleza, no Ceará, feita em conjunto com o candidato pedetista ao governo cearense, Roberto Cláudio.

Na agenda eleitoral, às vésperas do primeiro turno, Ciro foi questionado sobre sua avalição sobre a relação entre seu partido e o PT no estado, seu berço eleitoral. As duas siglas romperam uma aliança de quase 20 anos após o PDT decidir lançar Roberto Cláudio como candidato ao governo estadual, e não a atual governadora Izolda Cela (sem partido), defendida pelos petistas.

— Se o PT quiser nos apoiar, apoiar o Roberto Cláudio, nós aceitaremos. Mas eu apoiar o PT, só na outra encarnação — disse Ciro, sem se aprofundar no assunto.

— Se eu for para o segundo turno contra Bolsonaro? Claro que eu aceito [o apoio de Lula]. O contrário não há mais caminho — disse Ciro na época.

Ciro está estagnado nas pesquisas eleitorais, com 6% das intenções de voto, e tem mais de 20 pontos percentuais que o distanciam dos primeiros colocados nas sondagens, Lula e Bolsonaro. Há uma especulação de qual será posição que o pedetista deverá adotar em um eventual segundo turno entre o petista e o bolsonarista — se ficará neutro ou apoiará, mesmo que criticamente, o ex-presidente. Entre os aliados, a primeira opção é vista como a mais provável.

O pedetista passa os últimos dias antes do primeiro turno no Ceará, seu berço eleitoral. Ao longo da campanha, Ciro evitou visitar o estado após o racha do PDT com o PT, o que distanciou o presidenciável dos próprios irmãos. Na noite de quinta-feira, Ciro participou de uma carreata em Sobral, terra de sua família, sem a presença dos irmãos Ivo Gomes, prefeito da cidade, e Cid Gomes, senador.

Compartilhe nas redes sociais

Agência Open Media - 2021 - Todos os direitos reservados