Denuncias de fraudes processuais pode anular o processo contra Bolsonaro

Denuncias de fraudes processuais pode anular o processo contra Bolsonaro

Oposição usa denúncia de fraude processual contra Moraes para pedir suspensão do julgamento de Bolsonaro; juristas veem gravidade.

A oposição pretende usar denúncias feitas por Eduardo Tagliaferro e um laudo pericial que aponta indícios de fraude processual em decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como argumento para suspender o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Juristas ouvidos pela reportagem avaliam que, embora a denúncia seja “gravíssima”, a suspensão dependerá menos de provas e mais de vontade política.

De acordo com documentos apresentados por Tagliaferro, Moraes determinou informalmente que a Polícia Federal realizasse uma operação de busca e apreensão contra empresários de direita, em 2022, com base em uma reportagem da imprensa não verificada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Posteriormente, ele criou um documento com data retroativa para corroborar a operação.

O advogado e consultor Fernando Pinheiro afirma que a denúncia de Tagliaferro de que Moraes cometeu uma fraude processual pode, por si só, suspender o julgamento de Bolsonaro.

Segundo ele, ainda que o caso não esteja diretamente relacionado ao julgamento de Bolsonaro, os indícios de fraude processual, abuso de poder e alteração de documentos atribuídos a Moraes o tornam suspeito para atuar em qualquer processo.

Compartilhe nas redes sociais
Sandro Fernandes
Jornalista e Radialista

Agência Open Media - 2021 - Todos os direitos reservados