O criminoso era responsável por articular o fornecimento de armas e drogas a comparsas no Rio de Janeiro, segundo a PF.
Policiais federais e representantes da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai prenderam na fronteira do Brasil com o Paraguai um dos líderes de uma facção criminosa de São Paulo. O homem tinha dois mandados de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas e foi localizado em Salto del Guairá.
De acordo com a Polícia Federal, o criminoso ocupava a posição de liderança da facção criminosa em Canindeyú, no Paraguai, e era responsável por articular o fornecimento de armas e drogas a comparsas no Rio de Janeiro. A atuação dele, segundo a PF, era focada na fronteira do Paraguai com os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.
A ação ocorreu durante a quarta fase da Operação Fronteira Segura, ação de cooperação policial internacional que tem por objetivo desarticular o tráfico de drogas e armas na fronteira entre os dois países.
“Um dos pilares da cooperação policial internacional entre Brasil e Paraguai, o constante monitoramento, identificação e detenção de lideranças de facções criminosas atuantes na região de fronteira tem sido fundamental para o sistema de segurança pública de ambos os países”, detalhou a Polícia Federal.
O criminoso foi entregue à Polícia Federal em Guaíra, no Paraná, e encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça brasileira.