O primeiro discurso de Fernando Haddad já fez um enorme estrago.
Despreparado para o cargo, o ex-prefeito de São Paulo não tem a mínima noção da responsabilidade que o ex-presidiário colocou em suas mãos.
Assim, como esperado, o mercado financeiro reagiu muito mal ao seu primeiro discurso, já na condição de ministro da Fazenda.
Sobre o assunto, eis o que postou o site O Antagonista:
“Às 11h20, cerca de duas horas após o início da fala, o índice Bovespa registrava queda de 3,5% , abaixo dos 105 mil pontos. A queda acentuada desde o início do pregão, às 10h, se acumula às falas do próprio Lula no final da semana, durante seus dois discursos de posse nesse domingo (1º).
Na sua fala, Haddad disse que as medidas de adotadas por Bolsonaro e Paulo Guedes antes da eleição do ano passado ‘não apenas contrariaram o bom senso e a recomendação de técnicos da Economia – foram deliberadamente irresponsáveis’. Ele ainda criticou o vice Hamilton Mourão, que reduziu os impostos para grandes empresas, diminuindo a arrecadação tributária de Lula em até R$ 6 bilhões (o decreto já foi revogado).
As ações mais afetadas eram as da Petrobras (queda de 6,1%) e do Banco do Brasil (queda de 4%). A estatal de óleo e gás, aliás, saiu do radar das privatizações do governo, por ordem de Lula.”