Além da aplicação da multa, a carreta só foi liberada após realizar o transbordo da carga excedente.
Um caminhão Volvo FH 440, que puxava dois semirreboques, foi parado ontem, (30), em um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 174 da BR -101.
A carreta transportava uma carga de milho e aparentava um excesso de peso.
Ao ser conduzida à balança, ficou constatado 15 toneladas a mais no máximo permitido da capacidade de transporte do veículo.
A infração levou a aplicação de multa e a retenção do veículo para o transbordo da carga excedente.
“Com vistas a auferir mais lucros, muitas empresas acabam colocando toneladas de excesso de peso nos caminhões, inclusive, ajustam as carrocerias para carregar mais mercadorias. Estudos apontam que o excesso de peso diminui em 50% a vida útil das estradas.
Os danos causados ao pavimento deixam trilhas de rodas ou afundamento do asfalto, que interferem na dirigibilidade de veículos de passeio, como automóveis e motocicletas.
Entre os principais problemas ocasionados pelos veículos com carga acima do permitido está a elevação dos poluentes na atmosfera, causados pelo aumento do consumo de diesel. Essa conduta causa desgastes mais rápido nos veículos, principalmente pneus, suspensão, feixes de mola e até empenamento do chassi”, alerta a PRF.